quarta-feira, 7 de julho de 2010

Maravilhosamente Banalizado

Caro leitor, venho por meio deste veículo de comunicação expressar toda a minha revolta ao uso que vem sendo feito do adjetivo "maravilhoso". Tal termo está ficando cada vez mais gasto por ser usado sem nem um controle pelas pessoas que, por mera preguiça de buscar um sinônimo, abusam da pobre palavra.
Meus principais alvos são os artista que, na falta de um vocabulário mais extenso, castigam nossos ouvidos com o adjetivo que é o objeto de minha revolta no presente texto. Ao serem indagados por repórteres sobre como é trabalhar com determinado colega, diretor, criança, os entrevistados soltam sem o menor pudor um "É maravilhoso!" que me corta os tímpanos tal como uma faca bem afiada faria com imane facilidade. Estou de acordo que nem sempre é possível dizer o que realmente se pensa como por exemplo: "É horrível, ele grita e tem mau hálito!", mas daí a banalizar um adjetivo dessa maneira é próprio de um crime (Alô Bruno!!!). Certo seria se usássemos toda a gama que dispomos da língua portuguesa. Poderíamos usufruir de "estupendos" e "admiráveis", de "magníficos" e "sensacionais", de "primorosos" e "excelentes", enfim, as variedades são muitas.
Proponho ao caro leitor que se policie ao usar o adjetivo tido como banal nos dias atuais (por mim, é claro). É uma bonita palavra? Sonora? De fato... sim, mas perdeu seu charme a muito tempo. Deixemos que caia no ostracismo, assim como tantas outras, pois garanto que com a inventividade dos falantes de língua portuguesa, outras surgirão para suprir sua falta. Isso sim seria "maravilhoso", ou melhor, estupendo.

Roberto Nato

12 comentários:

  1. Imagina se eu iria usar "maravilhoso" e todo seu extenso significado... Brasil eliminado da Copa, eleições com candidatos que poderiam estar em Bangu 5 junto com o Bruno e outros males mil ocorrendo ao mesmo tempo! Maravilhoso mesmo, só o fato de mesmo com a derrota do Paraguai, a Larissa Riquelme brindará o país dela (e qualquer outro não-muçulmano) com "aquela" exibição!

    ResponderExcluir
  2. po, agora vou me policiar mais quanto ao uso do "maravilhoso".. hehe
    a propósito:achei outro sinônimo: fabuloso...

    ResponderExcluir
  3. Estou em total espanto (palavra substitutiva)com tal observação feita, ao maravilhoso adjetivo "maravilhoso"..rsrs. Na verdade é uma palavrinha que gosto muito. Mas em prol a campanha do meu digníssimo amigo, estarei aqui para ajudar a lembrar alguns, de tantos, adjetivos de nossa "extensa língua"... Quão bom seria se usássemos "Oh! Que inaudito..!", "...que surpreendente!" ou quem sabe " Quão assombroso!"..Uau..usaria sem medidas quão assombroso...rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei os comentários. Lilian, acho que o "fabuloso" vai lembrar muito o Luís Fabiano e a seleção, mas daqui a um mês poderemos incluí-lo na lista sim. Ilana, gostei do inaudito e também me assombrou o "quão assombroso!"...rs

    ResponderExcluir
  5. Eu , na realidade, gostaria de lembrar de um adjetivo que virou "modinha", pra dizer algo que foi "maravilho", "engraçado", "estranho" -ou tudo isso ao mesmo tempo,que é o SURREAL!
    O que é surreal? O que isso define? Me ajude a entender o motivo das pessoas usarem tanto essa palavra esquisita. Odeio essas palavras de moda ( Tudo bem que eu falo gírias pra caramba... rsrsrs Mas acho que é diferente! rsrsrs)...

    ResponderExcluir
  6. Achei sua postagem MA...

    ...Magnífica!!!rs

    Brincadeiras à parte, amei!

    Beijos da prima,

    Karol.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não usar muito esse adjetivo (que bom, não?), toda vez que eu pensar em falar "maravi...", trocarei por outro! Adoro dizer que algo é admirável! Estupendo, uso bastante para as coisas bem legais, bem maravilhosas! Ops! Desculpe-me! =) Adorei o texto! A partir de hoje, vou variar essa palavrinha no meu vocabulário!

    ResponderExcluir
  8. Seria realmente maravilhoso se as maravilhosas pessoas aprendessem a maravilhar as coisas com outras palavras maravilháveis, assim poderíamos continuar maravilhados quando realmente acontecesse algo maravilhoso...rsrsrsrs
    Com o andar da carruagem não será difícil transformar essa palavra em algo banal!
    Acho que vou começar a usá-la em francês...C'est merveilleux!!!!

    ResponderExcluir
  9. Tão banalizado que nós nem nos damos conta. Trata-se de um comentário... primoroso! Adorei a leitura! ;o)
    Beijos, Natasha

    ResponderExcluir
  10. Roberto,após inúmeros pedidos, por e-mail, pelo site de relacionamento e pessoalmente,vou postar um comentário. (Será que os donos do blog ganham algum dinheiro com isso? É uma pergunta que eu me fiz com tantas abordagens haha.)
    Comentando esta postagem, eu não uso o adjetivo "maravilhoso(a)", (pow, já faço letras, francês, inevitavelmente, seria chamado de Achiles... ops, Dicesar). Sendo assim, parabenizo pelo portentoso blog, fruto de horas e horas de puro ócio na Uerj.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  11. O texto nem eh meu e eu sou o ofendido!!! Vida de colaborador não é nada fácil...

    ResponderExcluir
  12. Magavilha (=concordo)! Mas é tão bom não ter q queimar os neurônios pra achar sinônimos. Imagine se pudéssemos falar tudo com uma palavra só? Huuumm, a preguiça lexical está me alcançando. Mas avante ao movimento, paremos com a banalização do "maravilha"! E que a maravilhosa preguiça se afaste de mim! Parabéns pelo blog! O humor de vocês está uma magavilha! Ops, dos deuses!

    ResponderExcluir